domingo, 11 de abril de 2010

IDH CANADÁ




O Canadá apresenta um dos melhores indicadores sociais do mundo, desse modo, os índices de analfabetismo são baixos, assim como os de mortalidade infantil e natalidade. A população canadense está envelhecendo, a baixa taxa de natalidade aliada à boa expectativa de vida (80,4 anos) produz uma carência de mão-de-obra, pois aproximadamente 15% da população têm mais de 65 anos, fato que diminui o PEA
(População Economicamente Ativa) do país. O percentual de idosos é alto se comparado ao de outros países.
O desprovimento de mão-de-obra suficiente para o setor produtivo tem promovido o ingresso no país de um grande número de trabalhadores estrangeiros. É bom lembrar que isso acontece somente em períodos de economia aquecida.
*Atualmente, o Canadá possui uma das maiores e mais desenvolvidas economias do mundo. O produto interno bruto PPC do Canadá é de cerca de 1,077 trilhão de dólares, o 11° maior do mundo, enquanto a renda per capita nacional é de 34 273 dólares, 7° maior do mundo. O seu PIB nominal é de 1,1 trilhão de dólares, 8° maior do mundo, enquanto que seu PNB PPC é de 1,051 trilhão de dólares, 9° maior do mundo. Com uma sociedade industrial influente e de alta-tecnologia, o Canadá hoje lembra os Estados Unidos em seu sistema econômico orientado pelo mercado, modelo de produção, e os altos padrões de vida. Desde 2001, o Canadá não tem sido afetado por depressões financeiras, possuindo a melhor performance econômica dos países da G8.
Em 2009, o PIB do país caiu 2,6%, a maior queda desde 1961, mas no último quarto trimestre o crescimento de 1,2% foi o maior em 9 anos

http://www.brasilescola.com/geografia/canada.htm




Educação

O Canadá vem desenvolvendo um sistema de educação de primeira linha. O país gasta mais em educação (como porcentagem do produto nacional bruto) comparado com a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e está em segundo lugar entre os países do G-8. A taxa de analfabetismo é de 1%, segundo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), uma das menores do mundo.
Os jovens canadenses estão constantemente entre os melhores do mundo em testes internacionais de leitura, ciências e matemática. O Programa para a Avaliação de Estudantes Internacionais (PISA), organizado pela OCDE, mostra isso. Na avaliação mais recente, realizada em 2006 com estudantes de 57 países na faixa dos 15 anos de idade, os canadenses aparecem em terceiro lugar em ciências e em quarto lugar em leitura.
O sistema educacional canadense é formado por escolas com financiamento público e por escolas privadas, desde o jardim da infância até a universidade. A educação é de responsabilidade da província, conforme a constituição do Canadá, o que significa que existem diferenças significativas entre os sistemas educacionais das diferentes províncias. Contudo, os padrões são uniformemente elevados em todo o país.

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-16d.asp




Expectativa de vida

Cada vez mais os canadenses, nos últimos anos, as pesquisas das taxas de mortalidade e outros indicadores têm mostrado, em algumas partes do país a ser muito mais saudável do que aqueles em outras regiões. Agora, um estudo federal demonstra quão dramaticamente a expectativa de vida um indicador-chave - - varia entre as regiões do Canadá. Um estudo conjunto divulgado na semana passada pelo Statistics Canada e Ottawa-baseado canadense Institute for Health Information mapas expectativa de vida de dados de 136 regiões de saúde do Canadá, provinciais e territoriais. Para a maior parte, mostra, sulistas vivem mais do que nortistas e canadenses concentraram principalmente na nação mais densamente áreas urbanas vivem mais tempo. Por outro lado, os resultados pintam um retrato sombrio da vida e da morte do Norte - especialmente em áreas com grande população indígena.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-





4 comentários: